• abril 13, 2024

Resumo para quem está estudando Auditoria

É muito comum no ambiente administrativo o termo auditoria. Isso porque tal processo é uma forma efetiva de controlar o funcionamento do empreendimento, seja ele de natureza pública ou privada.
De forma sintetizada, a auditoria abrange os seguintes aspectos dentro de determinada dinâmica administrativa: registros, transações e operações.
Apesar de ser mais comum auditorias no sistema financeiro, há aquelas que investigam o funcionamento laboral e ambiental da empresa. Essas, geralmente são feitas por exigências de órgãos certificadores.
Como a maioria das auditorias abarca o funcionamento financeiro, é comum que elas sejam feitas por (ou com o apoio de) profissionais técnicos, geralmente contadores. A contratação de tais profissionais garante legitimidade e credibilidade à auditoria realizada.
Além de investigar o funcionamento da empresa, a auditoria traz as falhas e propõe iniciativas capazes de reverte-las. Por isso, é de suma importância o chamado “controle interno” exposto a seguir.

Controle interno

Com a globalização, as empresas enfrentam maiores desafios para se manterem no mercado, sendo necessária a utilização (ou a criação) de técnicas que garantam seu melhor funcionamento.
Se você já está inserido em tal meio, ou se pretende se inserir, é de suma importância conhecer o controle interno e sua importância para o cumprimento dos objetivos de uma organização.
O controle interno é definido como sendo o conjunto de métodos que buscam compreender o funcionamento de uma empresa, tendo como principais objetivos: proteção ao patrimônio, garantia de boas práticas de gestão e, oferecer dados contábeis precisos e confiáveis.
Esse conjunto de métodos vai além das políticas administrativas da empresa, passando também pelas ações de seus colaboradores. Dessa forma, o controle interno, evita erros e ações que possam ser lesivas à empresa (como perdas financeiras ou prejuízos à sua reputação).
Mas, afinal, como fazer o controle interno dentro de uma organização? Seguindo seus princípios fundamentais, que são:

  • Segregação de funções;
  • Confronto dos ativos com os registros;
  • Amarração do sistema;
  • Custos do Controle x Benefícios;
  • Limitações do controle interno.

Além de tais princípios é fundamental que o controle interno seja periódico, com verificações constantes.

Técnicas e Procedimentos de auditoria

Após entender o conceito de auditoria e como funciona o controle interno, se faz importante conhecer quais são as técnicas e os procedimentos de uma auditoria.
Basicamente, a auditoria conta com os seguintes procedimentos:

  • Exame físico: verificação in loco, que permite ao auditor identificar os pontos chave do funcionamento da instituição;
  • Exame documental: consiste na análise de documentos da empresa, com o intuito de identificar aspectos não observados no exame físico ou confirmar os observados;
  • Conferências: identifica por meio de operações aritméticas aspectos que não podem ser constatados nos itens anteriores, como estoque e cálculo de juros a receber, por exemplo;
  • Escrituração: consiste na constatação da veracidade das informações financeiras identificadas em uma ou todas as etapas anteriores;
  • Investigação: é o momento em que é feita uma analise minuciosa das matérias auditadas (documentos, por exemplo), com o intuito de identificar algo incomum nas mesmas;
  • Inquérito: formulação de perguntas e respostas com base nas informações levantadas;
  • Registros auxiliares: consiste na busca de informações que possam complementar as análises realizadas;
  • Identificar as correlações: consiste em criar hipóteses sobre os problemas identificados e as correlações entre os mesmos;
  • Relatório: consiste na organização das informações e apresentação à empresa auditada.

Cabe lembrar que o auditor deve ter postura ética e sob nenhuma hipótese deve ocultar informações da auditoria.
Contudo, a auditoria é uma das mais importantes praticas dentro de uma empresa, uma vez que a mesma atua diretamente na melhora do desempenho. No entanto, para que seja de fato eficaz, o processo de auditoria deve ser feito regularmente.

➥ Assine nosso Portal de Simulados para Professores: ( Link )

Leia o anterior

Quantificadores (many, much, few, little, a lotof)

Leia a seguir

Atendimento prioritário às pessoas com deficiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares