• julho 18, 2024

Noções básicas de segurança no trabalho para concursos

Segurança do trabalho, Segurança no Trabalho, noções de segurança do trabalho

Segurança do trabalho, Segurança no Trabalho, noções de segurança do trabalho. Foto: Canva

A segurança no trabalho, chamada atualmente de higiene e segurança no trabalho tem a intenção de proteger a integridade mental e física do colaborador em seu ambiente de trabalho. Dessa forma, a área conta com normas e procedimentos que auxiliam de forma direta no diagnóstico e prevenção de doenças causadas pelas atribuições do cargo.

Além de se preocupar com a integridade do profissional, a higiene e segurança do trabalho se preocupa com as condições do ambiente laboral, já que este influencia de forma direta no desenvolvimento e comportamento humano no setor em que trabalha.

Definições básicas

Higiene do trabalho

A higiene do trabalho consiste em um conjunto de medidas de prevenção relacionadas ao local de trabalho, onde tais medidas buscam a redução dos acidentes de trabalho e doenças decorrentes do mesmo. Ela atua diretamente na prevenção de doenças ocupacionais.

Segurança do trabalho

Segurança do trabalho é um conjunto de medicas técnicas, médicas e educacionais que são empregadas no local de trabalho para prevenir os acidentes, seja por meio de eliminações das condições inseguras do local ou apenas instruindo e designando pessoas para a implantação de práticas mais seguras e preventivas no espaço laboral.

Acidente do trabalho

O acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício da função a serviço da empresa ou instituição, sendo este capaz de provocar lesões corporais ou perturbação funcional que gere a morte, perda ou diminuição, permanente ou temporária, da capacidade de trabalho do colaborador.

Principais conceitos de segurança do trabalho

Acidente

Acidente é uma situação que ocorre, de forma não planejada, que possa gerar lesão, doença ou morte, dano ou qualquer outro tipo de perda.

Incidente

Incidente consiste em uma situação que tem um potencial de levar a um acidente ou que até mesmo deu origem a um acidente.

Perigo

O perigo é a fonte ou situação que tem um potencial para causar danos ao indivíduo, propriedade e/ou meio ambiente.

Risco

Risco consiste em uma probabilidade de ocorrência e da gravidade de uma determinada situação perigosa.

Dano

O dano é a consequência de um perigo, seja essa consequência para o homem, propriedade e/ou meio ambiente.

Saúde

A saúde consiste no equilíbrio entre o bem estar físico, mental e social do indivíduo.

Causa e prevenção dos acidentes de trabalho

De acordo com a NBR 18, existem duas razões para os acidentes de trabalho, sendo estas: atos inseguros e condições inseguras.
Os atos inseguros são causas de acidente de trabalho que ocorrem por meio da realização de tarefas do trabalhador de forma contrária às normas de segurança.

Já as condições inseguras são as situações externas que não são compatíveis com as normas de segurança do trabalho para a realização das funções do trabalhador.

As principais causas dos acidentes de trabalho são em decorrência da negligência, imprudência e imperícia.

Prevenção de acidentes

Como prevenção aos acidentes existem diversas recomendações técnicas, sendo as principais:

  • Utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • Utilização de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva);
  • Treinamento dos colaboradores;
  • Manutenção dos equipamentos do ambiente de trabalho;
  • Melhor organização e disposição dos materiais .

Importância e avaliação dos riscos no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho possui agentes físicos, químicos, biológicos, deficiência na ergonomia, riscos de acidentes e diversos outros fatores que podem vir impactar de forma negativa o colaborador, seja no médio, curto ou até mesmo longo prazo.

Essas situações podem gerar consequências irreparáveis na vida do profissional e de sua família, por isso é importante avaliar todos os possíveis riscos do ambiente e atuar com medidas preventivas para proteger o indivíduo.

Ao fazer essa avaliação você deve estimar o grau dos riscos que existem no local de trabalho e definir se ele é tolerável ou não. Essa avaliação que busca estudar o local e buscar meios de diminuir ou eliminar possíveis dano ao trabalhador pode ser feita de forma qualitativa ou quantitativa.

Leia o anterior

Lei Complementar nº 395/2001 e suas alterações (organização da PGE DF)

Leia a seguir

Dicas de estocagem de alimentos, saiba o que fazer para não ter desperdício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares