• abril 13, 2024

Estrutura do texto em função do modo de organização

estrutura do texto, modo de organizacao do texto, redacao, texto escrito

Confira qual a estutura do texto em função do modo de organização. Foto: montagem Pixabay Canva Pro

A comunicação escrita deve ser feita com clareza, organização e precisão nas informações. Assim, independentemente do tipo textual, ou forma de organização do texto, que se queira produzir, ele deve ser subdivido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Por isso, é importante estudar a estrutura do texto em função do modo de organização.

Na introdução, expressa-se de forma direta a ideia central do que se pretende apresentar.  O desenvolvimento é composto pelas ideias, argumentações e dados que vão sustentar a posição do autor e a conclusão é o fechamento das propostas apresentadas.

Para muitos estudiosos da língua portuguesa, a conclusão é considerada a parte mais importante do texto.

Estrutura do texto em função do modo de organização: tipos textuais básicos

De maneira geral, os textos são organizados de acordo com a sua estrutura, finalidade e objetivo. Os tipos textuais básicos são divididos em descritivo, narrativo e dissertativo.

O texto descritivo possui como a função principal informar o leitor as características do que se quer apresentar, seja uma pessoa, personagem, paisagem, um produto ou um fato. A descrição pode ser classificada como objetiva, subjetiva e sensorial.

Na descrição objetiva, há maior aproximação da realidade, destacam-se os aspectos físicos, a linguagem é clara, direta e realista, o que torna o texto mais verídico.

Já na descrição subjetiva, há ênfase nos aspectos emocionais, linguagem simbólica e metafórica, expressa-se o sentimento do autor. Na descrição sensorial, o destaque é para os cinco sentidos, provocando no leitor as sensações visuais, auditivas, gustativas, olfativas ou táteis.

A narração é caracterizada pelo relato dos acontecimentos e seus principais elementos são:

  • o enredo (fatos relatados);
  • os personagens;
  • o espaço (ambiente onde se desenrola a ação); e
  • o tempo, que é a época em que se passaram os fatos.

No texto narrativo, os discursos podem ser diretos, quando há diálogo e o narrador coloca os personagens para falar, ou indireto, quando o narrador transmite ao leitor o que os personagens falaram ou pensaram.

Organização estrutural do texto: dissertação e argumentação

O texto dissertativo caracteriza-se pela exposição, interpretação e explicação de uma ideia ou um tema. A estrutura ideal desse tipo textual envolve:

  • a identificação do tema;
  • a delimitação a ser abordada;
  • a introdução, desenvolvimento e conclusão.

É nesse fechamento que se apresenta uma solução ou sugere-se uma nova tese baseada na fundamentação utilizada. Quando se tratar de temas amplos, é necessário especificar os pontos a serem abordados.

Na modalidade de texto dissertativo-argumentativo, as principais características são a defesa de um ponto de vista, apresentação de um raciocínio ou o questionamento de uma realidade apresentada.

O Autor baseia sua argumentação nas informações ou dados apresentados. Os tipos mais comuns de argumentos utilizados são:

  • argumento de autoridade, em que o autor se baseia no conhecimento de um especialista;
  • argumentação de consenso;
  • comprovação pela experiência ou observação e fundamentação lógica.

Estrutura do texto em função do modo de organização: texto impositivo

O texto injuntivo ou instrumental é direto, impositivo e está relacionado a explicação ou método para a realização de alguma atividade.

Um dos recursos linguísticos utilizados nessa modalidade de texto é o uso de verbo no imperativo de modo a identificar uma determinação.

O texto injuntivo é bastante utilizado em bulas de medicamentos, manuais de instruções e em propagandas.

➥ Assine nosso Portal de Simulados para Professores: ( Link )

Leia o anterior

O que é Segurança do Trabalho?

Leia a seguir

Resumo sobre a organização do Poder Judiciário de Sergipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares