Segurança do trabalho, Segurança no Trabalho, noções de segurança do trabalho. Foto: Canva
O conjunto de ações preventivas no ambiente de trabalho é englobado no grande tema intitulado “segurança do trabalho”. A segurança do trabalho tem por objetivo proteger a integridade (física, psicológica e social) do trabalhador, principalmente no que se refere às doenças e acidentes ocupacionais.
- Lei dos Tóxicos: um resumo sobre a lei nº 11.343/2006
- O que são: porcentagem, juros simples, capital, tempo, taxas e montantes
Apesar de ser um tema pouco conhecido para a maioria das pessoas, conhecer os aspectos da segurança no trabalho é de extrema importância, independente do ramo em que você trabalha. Quer aprender mais sobre o tema? Continue lendo a seguir e se informe!
Segurança do Trabalho: o que são acidentes do trabalho
Em primeiro momento cabe lembrar que a segurança no trabalho é baseada nos hábitos comuns das pessoas no ambiente do trabalho, e a partir de então são estabelecidas ações que previnam acidentes ou os mitigam.
Dessa forma, um dos principais assuntos sobre o tema é “acidente do trabalho”. Trata-se, como o próprio nome sugere, daquele que ocorre dentro (ou fora) da empresa, enquanto o funcionário exerce suas atividades cotidianas.
Suas principais consequências são: lesão corporal, perturbação funcional, perda (mesmo que temporária) da capacidade para exercer as suas atividades e morte nos casos mais graves.
Após acontecer o acidente no trabalho, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é o responsável por identificar suas causas e consequências, bem como, encaminhar os procedimentos para que o trabalhador seja ressarcido pelo dano (previsto em lei).
Caso o acidente tenha sido provocado por algum descuido, cabe ao INSS e demais órgãos trabalhistas o dever de punir o responsável.
Causas do acidente no trabalho
A Norma Brasileira de número 18 (NB 18/ ABNT) define existem duas causas para os acidentes de trabalho, sendo elas: atos inseguros e condições inseguras. Dentre as principais causas de acidente no ambiente de trabalho, as mais comuns são:
- Negligência: tem como principal característica a omissão voluntária do cuidado com a integridade do trabalhador, podendo inclusive, ser causada por ele mesmo;
- Imprudência: tem como principal característica o descuido com as medidas de precaução e/ou segurança recomendadas para evitar o acidente;
- Imperícia: é caracterizada pela falta de aptidão, experiência ou habilidade no desenvolvimento de uma função.
Em suma, é importante que o acidente do trabalho seja visto como sendo uma consequência de falta de segurança, independente da sua causa.
Prevenção de acidente no trabalho
Como já mencionado, a segurança no trabalho traz uma série de recomendações técnicas para que acidentes no trabalho sejam prevenidos.
Dentre as principais formas de prevenção de acidentes no trabalho, estão:
- Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI): o uso dos EPIs é uma das principais formas de mitigar e prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Estes devem seguir as recomendações técnicas especificas para cada ambiente de trabalho e é recomendada a aquisição de EPIs com selo do Inmetro.
- Treinamento da equipe: o treinamento da equipe faz com que acidentes provocados por imperícia sejam evitados, pois os treinamentos auxiliam no conhecimento do trabalhador sobre suas funções e sobre os equipamentos que irá manusear;
- Manutenção dos equipamentos de trabalho: principalmente em fábricas, a manutenção dos equipamentos de trabalho evita os acidentes causados por negligência.