• abril 13, 2024

O que é Segurança do Trabalho?

Segurança do trabalho, Segurança no Trabalho, noções de segurança do trabalho

Segurança do trabalho, Segurança no Trabalho, noções de segurança do trabalho. Foto: Canva

O conjunto de ações preventivas no ambiente de trabalho é englobado no grande tema intitulado “segurança do trabalho”. A segurança do trabalho tem por objetivo proteger a integridade (física, psicológica e social) do trabalhador, principalmente no que se refere às doenças e acidentes ocupacionais.

Apesar de ser um tema pouco conhecido para a maioria das pessoas, conhecer os aspectos da segurança no trabalho é de extrema importância, independente do ramo em que você trabalha. Quer aprender mais sobre o tema? Continue lendo a seguir e se informe!

Segurança do Trabalho: o que são acidentes do trabalho

Em primeiro momento cabe lembrar que a segurança no trabalho é baseada nos hábitos comuns das pessoas no ambiente do trabalho, e a partir de então são estabelecidas ações que previnam acidentes ou os mitigam.

Dessa forma, um dos principais assuntos sobre o tema é “acidente do trabalho”. Trata-se, como o próprio nome sugere, daquele que ocorre dentro (ou fora) da empresa, enquanto o funcionário exerce suas atividades cotidianas.

Suas principais consequências são: lesão corporal, perturbação funcional, perda (mesmo que temporária) da capacidade para exercer as suas atividades e morte nos casos mais graves.

Após acontecer o acidente no trabalho, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é o responsável por identificar suas causas e consequências, bem como, encaminhar os procedimentos para que o trabalhador seja ressarcido pelo dano (previsto em lei).

Caso o acidente tenha sido provocado por algum descuido, cabe ao INSS e demais órgãos trabalhistas o dever de punir o responsável.

Causas do acidente no trabalho

A Norma Brasileira de número 18 (NB 18/ ABNT) define existem duas causas para os acidentes de trabalho, sendo elas: atos inseguros e condições inseguras. Dentre as principais causas de acidente no ambiente de trabalho, as mais comuns são:

  • Negligência: tem como principal característica a omissão voluntária do cuidado com a integridade do trabalhador, podendo inclusive, ser causada por ele mesmo;
  • Imprudência: tem como principal característica o descuido com as medidas de precaução e/ou segurança recomendadas para evitar o acidente;
  • Imperícia: é caracterizada pela falta de aptidão, experiência ou habilidade no desenvolvimento de uma função.

Em suma, é importante que o acidente do trabalho seja visto como sendo uma consequência de falta de segurança, independente da sua causa.

Prevenção de acidente no trabalho

Como já mencionado, a segurança no trabalho traz uma série de recomendações técnicas para que acidentes no trabalho sejam prevenidos.
Dentre as principais formas de prevenção de acidentes no trabalho, estão:

  • Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI): o uso dos EPIs é uma das principais formas de mitigar e prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Estes devem seguir as recomendações técnicas especificas para cada ambiente de trabalho e é recomendada a aquisição de EPIs com selo do Inmetro.
  • Treinamento da equipe: o treinamento da equipe faz com que acidentes provocados por imperícia sejam evitados, pois os treinamentos auxiliam no conhecimento do trabalhador sobre suas funções e sobre os equipamentos que irá manusear;
  • Manutenção dos equipamentos de trabalho: principalmente em fábricas, a manutenção dos equipamentos de trabalho evita os acidentes causados por negligência.
➥ Assine nosso Portal de Simulados para Professores: ( Link )

Leia o anterior

Lei dos Tóxicos: um resumo sobre a lei nº 11.343/2006

Leia a seguir

Estrutura do texto em função do modo de organização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares