O município de Itaguaí se localiza na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, um dos mais importantes estados do Brasil. Itaguaí possui cerca de 133.019 pessoas de acordo com a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia) para o ano de 2019. A densidade demográfica do referido município é de 395,45 hab. Km-2 e a maior parte da população possui entre 10 a 14 anos de idade, seguida pela população com 30 a 34 anos de idade.
- O Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio)
- Conceitos pedagógicos presentes na Proposta Curricular de Santa Catarina
No que diz respeito ao trabalho e rendimento, o município possui, de acordo com o ultimo censo, uma média de 3,1 salários mínimos por habitante. Entretanto, a proporção de pessoas ocupadas é baixa (22,8%), o que indica distribuição desigual de rendimentos entre os moradores. Além disso, Itaguaí possui cerca de 37,1% de sua população com rendimento mensal menor ou igual a meio salário mínimo, indicando que boa parte da sua população vive em situação de vulnerabilidade social.
Itaguaí: PIB e educação
As áreas que mais movimentam o PIB da região são: prestação de serviços, indústria e comércio (respectivamente).
Quando o assunto é acesso a educação, o referido município possui bons indicativos. Veja alguns deles:
- Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade: 97,6 %;
- IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública): 4,6;
- IDEB – Anos finais do ensino fundamental (Rede pública: 3,6;
- Aumento progressivo do número de matriculados, principalmente no ensino médio.
Ainda sobre a educação, o destaque é Campus do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), que tem atendido às demandas industriais da região, principalmente no que se refere à formação de mão de obra técnica, voltados para a temática portuária.
Em termos de saúde, o município demanda de novas estruturas físicas, possuindo atualmente cerca de 60 estabelecimentos, sendo mais da metade destes da rede privada. A mortalidade infantil é relativamente baixa (15.86 para 1.000 nascidos vivos).
Assim como diversas regiões do estado em que está localizado, Itaguaí enfrenta diversos desafios para diminuir os níveis de criminalidade e violência (ocupando a posição 33º no ranking dos municípios mais violentos do Brasil).
Características ambientais e geográficas
No que diz respeito às características ambientais e geográficas, o município de Itaguaí possui as seguintes informações:
- Possui área total de 273,414 km²;
- Além do território continental, a região possui diversas ilhas;
- Possui clima classificado como AW, que implica dizer padrões de verão chuvoso e invernos secos;
- Pertence ao bioma Mata Atlântica;
- A região é classificada como Sistema Costeiro- Marinho;
- 77.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado;
- 36.1% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização;
- 54.1% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
Como pode ser observado, em termos ambientais, o município tem investido em ações de saneamento urbano, o que está diretamente relacionado com a baixa taxa de internação por diarreias e outras doenças causadas pela falta de tratamento de efluentes. No entanto, esforços para democratizar os serviços devem ser prioridade na região, afinal cerca de ¼ da população não possui acesso ao esgotamento sanitário.
Durante a década de 50 o município era chamado de “Cidade Abandonada”, dada as suas altas taxas de mortalidades por doenças já erradicadas em outras regiões (como a malária e cólera), inclusive, tal termo é citado no Hino do município.
Contudo, Itaguaí hoje apresenta características semelhantes as demais cidades de seu entorno, como por exemplo, Seropédica.
Conseguiu entender? Lembre-se: este foi um resumo de um dos assuntos deste concurso para revisar. Portanto, você precisa estudar o conteúdo completo para as provas de Itaguaí.