• julho 1, 2024

Geografia e turismo em Ubatuba – São Paulo

Geografia e turismo em Ubatuba, Turismo em Ubatuba, Geografia de Ubatuba

Geografia e turismo em Ubatuba, Turismo em Ubatuba, Geografia de Ubatuba. Foto: Canva

O Brasil é composto por diversas cidades que possuem belas paisagens e ótimos lugares para visitar. Dentre essas cidades, podemos citar Ubatuba, que fica localizada no litoral norte de um dos maiores estados do país, São Paulo. Confira um pouco mais sobre geografia e turismo em Ubatuba.

A cidade de Ubatuba está localizada a aproximadamente 250km da capital do estado, sendo limitada ao norte com a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e ao sul com Caraguatatuba.

Já no sentido oeste a cidade é limitada por Catuçaba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. No leste encontra-se o Oceano Atlântico, responsável pelas mais belas praias da região.

Geografia e turismo em Ubatuba

Ubatuba é uma cidade paulista que possui uma enorme área de preservação ambiental, cerca de aproximadamente 80% do seu território é área de preservação.

A vegetação que predomina da região é de Mata Atlântica, até por isso grande parte do território é preservado, por conta dos riscos de extinção envolvendo essa mata do nosso território nacional. Cercada com a Serra do Mar, Ubatuba possui uma maravilhosa Mata Atlântica repleta das mais belas paisagens montanhosas que compõem essa serra.

A cidade de Ubatuba possui diversos rios e córregos. Os rios principais são Rio Maranduca, Rio Escuro e Rio Grande de Ubatuba.
Com relação ao clima da cidade predomina o tropical litorâneo úmido, onde há chuva abundante durante o ano e principalmente no verão.

Além disso, esse clima não apresenta período de seca, a umidade do ar é alta e a chuva abundante ao longo do ano torna o clima agradável.

Geografia e turismo em Ubatuba: Praias, Cachoeiras e Ilhas

As praias do sul e as do norte da cidade são ótimas opções se você gosta de praia e deseja pegar um bronze. Não tem como não se encantar com a geografia e turismo em Ubatuba!

Em Ubatuba, as praias do sul possuem uma estrutura melhor do que as do norte, pois as praias do norte possuem um aspecto mais rústico e preservado, ideais para quem gosta de uma praia mais sossegada.

A Cachoeira de Água Branca possui a maior queda d’água da região, ela possui um acesso um pouco mais difícil e requer um guia, por ser cercada por trilhas. Mas para quem deseja uma cachoeira de fácil acesso, a Cachoeira do Prumirim é excelente.

A Ilha de Anchieta é uma das mais visitadas da região, ela é repleta de diversão, com diversas praias e trilhas para conhecer a vegetação local.
A Ilha dos Couves também é uma excelente opção para turismo.

Trilha das Sete Praias e Restaurantes em Itaguá

Essa trilha é ideal para quem deseja conhecer diversas praias em um tempo curto. São aproximadamente 10 km de trilha boa parte dessa distância não exige nenhum esforço físico.

Há outras trilhas também como a do Corcovado (mais conhecida por ser no ponto mais alto de Ubatuba), Bonete e Sete Fontes. Por conseguinte, os restaurantes em Itaguá são excelentes opções para conhecer melhor a culinária da região.

Geografia e turismo em Ubatuba: Escuna, Projeto Tamar e Barquário

As escunas são excelentes opções para conhecer melhor as praias da região, principalmente as que possuem um acesso mais complicado.

O Projeto Tamar é um programa divertido e ideal para levar crianças pequenas, mostrando assim a importância de se preservar o meio ambiente.

Já o Barquário, também perfeito para crianças, é muito bom para conhecer a natureza ao redor e a imensidão do fundo do mar.

Gruta, Aldeia, Cadeia Velha e Ruínas da Lagoinha

Nesse nosso passeio sobre a geografia e turismo em Ubatuba, não podemos deixar de falar da Gruta que chora. Ela atrai diversos turistas por possuir uma paisagem maravilhosa e possuir gotas que ficam caindo naturalmente da gruta.

O passeio na Aldeia Boa Vista, por sua vez, é realizado de forma agendada. Na aldeia é possível vivenciar uma experiência única com essa comunidade de índios, sendo possível ter acesso à cultura indígena, artesanato, música e muitos outros.

A Cadeia Velha, projetada por Euclides da Cunha, é um ponto turístico perfeito para conhecer a história da região de Ubatuba por conter diversos documentos, móveis, materiais e outros.

Por último, as ruínas da Lagoinha são um dos locais exóticos e turísticos para se conhecer. Essas ruínas fazem parte da antiga Fazenda Bom Retiro, que foi construída ainda no ano de 1828.

Leia o anterior

Simulado Estatuto dos Policiais Militares de Alagoas

Leia a seguir

Noções sobre Ética e Bioética em Saúde – Lei nº 8.080

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares