• julho 1, 2024

Resumo para qualquer prova: Noções de Contabilidade

A contabilidade é uma ciência encarregada de estudar, registrar, controlar e interpretar fatos contábeis que ocorrem no patrimônio de uma empresa.

Ela é repleta de detalhes e burocracias. Quando cobrada em concursos públicos, é necessário ter muita atenção e analisar bem as questões abordadas.
Veja a seguir um pouco sobre noções de Contabilidade.

Escrituração: Contábil e Conciliação de Contas

A escrituração consiste no ato de efetuarmos lançamentos em contas de uma entidade e toda entidade precisa fazer a escrituração.
A escrituração contábil pode também ser chamada de escrituração mercantil (ou comercial) e escrituração tributária (ou fiscal).
A escrituração contábil, como geralmente é chamada, consiste no registro de todos os fatos relacionados à contabilidade que ocorrem na empresa.
Esse registro deve ser realizado de forma linear de tempo, em uma sequência que tenha sentido horário.
Uma empresa só consegue controlar o seu patrimônio e gerenciar os seus recursos da melhor forma possível quando ela realiza a escrituração contábil de forma correta. Para tanto, precisa manter um fiel histórico de entrada e saída de capital. Por isso esse é um elemento tão importante na contabilidade.
Além de ser importante para o gerenciamento da empresa, a escrituração contábil é uma exigência da Legislação Brasileira, exceto para empresas de pequeno porte.
A lei exige a escrituração por meio do Código Comercial, Lei das Sociedades por Ações, Legislação Tributária e Normas Brasileiras de Contabilidade.
Já a conciliação de contas, chamada também de conciliação contábil, não é realizada apenas quando as contas a serem conciliadas estão na justiça ou em câmaras de arbitragem (instância onde se resolve conflitos de modo não judicial).
A conciliação de contas é uma prática comum e recorrente dentro das empresas.
Ela consiste na análise dos dados de todas as contas que façam parte do balanço patrimonial da empresa, assim como as suas movimentações, com o objetivo de adequar o seu saldo com a real situação da empresa, fazendo com que assim seja possível realizar os ajustes necessários na escrituração contábil.
Dessa forma, é possível validar as informações que serão prestadas no documento de escrituração contábil, uma exigência da Legislação Brasileira.

Conceitos Básicos

Ativo

Os ativos de uma empresa são os bens que ela possui, assim como créditos e direitos (dívidas a receber) que fazem parte do seu patrimônio.
Exemplos de ativos são o dinheiro em caixa, imóveis, móveis, máquinas, estoque de matéria prima, estoque de produto acabado e outros que possam ser convertidos em dinheiro para a empresa.
Em caso de dívidas, são os ativos que entram na conta para poder fazer o pagamento aos credores, depois de uma determinação judicial.

Passivo

Os passivos, diferentes dos ativos, são despesas realizadas pela empresa, ou seja, são as suas obrigações, contas a pagar seja para fornecedores, parceiros, bancos ou governo, por exemplo.
Exemplos de passivos são empréstimos, financiamentos, pagamento de fornecedor, obrigações fiscais e sociais. Geralmente são obrigações a longo prazo.

Receita

A receita é o registro de todos os valores que são recebidos pela empresa, geralmente de forma direta em consequência da venda de seus produtos e/ou serviços.
A receita também pode ser gerada por meio de juros recebidos e até mesmo pela venda de um ativo.

Despesa

Despesas são as contas que a empresa tem para pagar e todos os desembolsos que são realizados pela organização para a obtenção de receita. Folha de pagamento salarial, compra de matéria prima e compra de equipamentos são exemplos de despesas.

Investimento

Os investimentos são aplicações financeiras permanentes, que têm como principal objetivo gerar receita para a empresa, beneficiando-a no futuro.
Eles podem ser valores gastos em máquinas, equipamentos, veículos, móveis e também empréstimos, todos esses podem ser classificados como investimentos.

Sistema de Análise de Apuração de Custos

A análise e apuração dos custos é feita com base nos próprios elementos presentes na contabilidade, em conjunto com informações extras como o controle dos estoques, rateio de custos indiretos, horas trabalhadas e outros.
O conjunto de tais elementos é chamado de contabilidade de custos.

Conceitos Básicos de Custo

O custo é definido como um gasto com relação a um bem ou serviço que é utilizado para produzir outros bens ou serviços.
Eles podem ser diretos, indiretos, fixos ou variáveis.

Custo direto

O custo direto é aquele que pode ser identificado facilmente em um produto ou serviço. Exemplo de um custo direto é a matéria prima e salário dos funcionários que trabalham diretamente com a produção do produto ou a venda do serviço, por exemplo.

Custo indireto

Custos indiretos são os que não são identificados facilmente nos produtos ou serviços, pois eles não possuem relação direta com os mesmos.
Além disso, eles se relacionam com vários produtos e/ ou serviços ao mesmo tempo.
Exemplos de custo indireto é depreciação, conta de água, conta de luz e outros.

Custo fixo

O custo fixo é aquele que não altera, independente do volume de produção ou do número de vendas. Esses valores são fixos, independente da empresa estar funcionando ou não.

Custo variável

O custo variável, diferente do custo fixo, é aquele que acompanha o volume de produção e/ou vendas, ou seja, quanto mais eu produzir, maior será o meu custo variável.

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Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil

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O que é a lei Carolina Dieckmann (Lei Federal nº 12.737/2012)?

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