• julho 2, 2024

Informações socioeconômicas e outros dados estatísticos de Niterói

O município de Niterói localiza-se no estado do Rio de Janeiro, possui extensão territorial de cerca de 133, 757 km² pertencente ao bioma Mata Atlântica (com sistema marinho). Niterói possui em torno de 513.584 habitantes, de acordo com a estimativa feita pelo IBGE a partir de dados do censo de 2014. Já no que diz respeito à densidade democrática do referido território, a cidade possui o valor de 3.640,80 hab/km².

Por conta da sua grande extensão territorial, a referida cidade é dividida em 52 bairros e, a fim de organizar a administração do município fora feita uma subdivisão que resultou em cinco regiões administrativas. Para facilitar o entendimento do assunto, a seguir apresenta-se os tópicos com as informações socioeconômicas e dados estatísticos mais relevantes do município de Niterói.

IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano), Índice Gini e PIB (Produto Interno Bruto)

O IDHM é um índice que vai de 0 a 1, sendo baseado em critérios de desenvolvimento, incluindo renda, educação e longevidade da população da área de estudo. De forma geral, quanto mais próximo de 1 mais desenvolvida é região.
Niterói possui IDHM de 0,837 de acordo com o censo de 2010, o que implica dizer que a região é bem desenvolvida. Quando comparado aos IDHMs anteriores, a cidade mostra um aumento progressivo do seu índice (0,681 em 1991 e 0,771 em 2000).
Em contrapartida, o Índice Gini (um coeficiente que mensura a desigualdade social) é de 0,54, o que indica que na região as desigualdades são marcantes (quanto mais próximo de 1 menos desigual é o local).
Já o PIB indica os rendimentos de determinado território, o de Niterói é de R$10,8 bilhões, sendo o terceiro maior do estado do Rio de Janeiro e o quadragésimo primeiro do Brasil.

Atividades Produtivas

No que diz respeito as atividades produtivas de Niterói, tem-se principalmente as seguintes atividades: prestação serviços e comércio (97% do PIB), indústria (2,9% do PIB) e agricultura (menos que 0,1 do PIB).
No ano de 2010, a média de salários dos trabalhadores formais do município era de 3,1 salários mínimos, no entanto, cerca de 30% da população possuía renda per capita menor que 1 salário mínimo (número significativo).

População

Como já mencionado anteriormente a estimativa populacional de Niterói é de 513.584 habitantes (46,32% do sexo masculino e 53,68 do feminino). O município apresenta uma taxa de crescimento inferior a outras regiões do Brasil (0,6 e 1,7 respectivamente).
Os moradores concentram-se principalmente em área urbana, a maior parte da população tem de 25 a 29 anos e, há um aumento progressivo da quantidade de idosos e da expectativa de vida (76 anos).
Já no que se refere à população ativa, tem-se as seguintes estimativas (ano de referência 2010): 64,3% população economicamente ativa ocupada, 6,4% população economicamente ativa desocupada e, 29,3% população economicamente inativa.

Educação e Saúde

Em temos de educação, Niterói tem avançado, tendo com métricas as seguintes informações:

  • – Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de 97%;
  • – IDEB nos anos iniciais de 5,4 (média nacional de 5,2);
  • – IDEB nos anos finais de 3,8 (média nacional de 4,2).

Em saúde, as métricas relevantes são:

  • – Mortalidade infantil: 9,63 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos;
  • – Internação por diarreia: 0,1 a cada 1.000 habitantes;
  • – Estabelecimentos de Saúde SUS: 87 estabelecimentos.

Habitação e Meio Ambiente

Em Niterói, os dados de habitação são: 98,88% da população possui água encanada, 99,98% da população possui acesso a energia elétrica, 98,63% da população possui acesso a coleta de lixo adequada e 91,1% possui acesso a tratamento de esgoto.
Em termos gerais, tais dados indicam que a cidade tem direcionado esforços para o aumento da qualidade ambiental da população, há ainda de se mencionar que estes influenciam diretamente na saúde, uma vez que ações de saneamento diminuem a ocorrência de diversas doenças.
Contudo, no que se refere à arborização urbana, a cidade possui cerca de 78,5% de seu território contemplado com seus benefícios diretos e indiretos da pratica.

Leia o anterior

Estatuto da UFAC

Leia a seguir

Lei Federal nº 12.651/2012: resumo do Código Florestal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares