Currículo na Educação Infantil

O currículo é a definição dos conteúdos a serem abordados nas disciplinas, o qual deve ser trabalhado ao longo do ano letivo com os alunos. Apesar de a definição parecer simples, há uma série de interpretações sobre currículo nos estudos da área de educação.
Quando o assunto é currículo na educação infantil as interpretações são ainda maiores, afinal existe certa dificuldade em definir o que é currículo para essa faixa, dado que na educação infantil os conteúdos não são divididos da mesma forma que no ensino fundamental e médio.
Recentemente (em 2018), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe significativas mudanças para a formulação do currículo na Educação Infantil, principalmente no que se refere à troca de conteúdos por experiências, além de que também esclarece quais são os direitos de aprendizagem.

O Currículo na Educação Infantil: o que a lei propõe?

O currículo na educação infantil tem como principal instrumento norteador a Resolução CNE/CBE n. 5, de dezembro de 2009, essa mesma resolução define:

“O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade”.

De forma geral, o currículo na educação infantil vai além do repasse de conteúdo, trabalhando o desenvolvimento de conhecimentos, interesses, interações (entre outras habilidades) da criança.
Além disso, a legislação vigente coloca a criança no centro da elaboração do currículo na educação infantil, respeita a sua individualidade e considera suas características pessoais. Sendo assim, o currículo deve nortear os processos que garantem à criança os seus direitos individuais e coletivos.

A BNCC e o Currículo na Educação Infantil: o que tem de novo?

Conforme já mencionado acima, a BNCC trouxe mudanças para a elaboração do currículo na educação infantil, dentre as quais se destacam:

  • Estabelece direitos de aprendizagem;
  • Estabelece campos de experiência;
  • Traz novos conceitos à educação infantil, como por exemplo, o “cuidar e educar” e o “formar vínculos”;
  • Todos os momentos são tidos como oportunidade de aprendizagem (incluindo os momentos fora da sala de aula);
  • Coloca a criança como protagonista e o professor como observador;
  • Estabelece que o planejamento dos envolvidos na educação infantil deve ser um processo continuo.

Contudo, o currículo na educação infantil (assim como nos anos posteriores) deve ser bem planejado, para que possa nortear uma educação de qualidade com base na realidade e nas necessidades dos alunos.
O currículo ideal é aquele que possibilita além da aprendizagem de conteúdos, uma apropriação permanente do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades/ vínculos.
Com isso, cada momento da infância contribui para a formação de um individuo capaz de conviver em sociedade e que possa fazer as melhores escolhas para si.
Por fim, cabe lembrar que a responsabilidade pela elaboração do currículo na educação infantil é de todos os envolvidos na educação (professores, direção e pais).

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