O que é cultura organizacional?

Quando uma empresa enfrenta pedidos frequentes de demissão, dificuldade de contratar e reter bons profissionais e a falta de uma mentalidade que unifique e motive os colaboradores, isso pode estar relacionado a uma cultura organizacional enfraquecida.
Esse conceito diz respeito à visão que os fundadores tinham logo no início da empresa, o conjunto de normas, crenças e práticas que tornavam o negócio diferenciado.

Cultura organizacional: o que é?

As diretrizes que guiam todos os aspectos da rotina de uma empresa. O conceito deve abranger desde os símbolos utilizados (identidade visual, decoração do ambiente) até o cronograma de eventos (reuniões, palestras, cursos) e as recompensas (dinheiro, benefícios, viagens) distribuídas.
A cultura de uma empresa deriva principalmente da mentalidade dos fundadores, e as pessoas com maior influência são as responsáveis por continuar definindo os padrões a serem seguidos. Apesar disso, é difícil evitar que ela sofra modificações com a entrada de novos colaboradores.
Geralmente, os efeitos de uma cultura enfraquecida começam a se tornar mais aparentes quando a empresa cresce de forma rápida e os esforços são direcionados para aumentar vendas, entregar projetos, captar clientes e contratar pessoas. Nesse cenário, a conservação da cultura fica em segundo plano e as mudanças podem ocorrer a uma velocidade difícil de acompanhar.
Dessa forma, o resultado é um ambiente diverso e disperso, onde tanto a individualidade quanto o trabalho em equipe não são bem aproveitados, evidenciando assim uma cultura organizacional fraca.

Cultura organizacional: como criar

A resposta às seguintes perguntas pode servir tanto para compreender as condições atuais quanto para definir novas diretrizes para a empresa:
• O que buscamos alcançar com nosso trabalho?
• Seguimos padrões rígidos ou somos flexíveis?
• Passamos mais tempo planejando ou executando?
• Evitamos ou abraçamos riscos?
• Como nos relacionamos com as pessoas?
• Nossos colaboradores trabalham melhor sozinhos ou em grupo?
Essas questões precisam ser analisadas e respondidas de maneira sólida com base na rotina da empresa para que seja traçado um perfil realista. Dessa forma, será dado o primeiro passo para criar uma cultura organizacional forte e capaz de identificar, modificar e destacar a empresa.

Cultura organizacional: como manter e aprimorar

Um PDF, uma apresentação no PowerPoint, cartazes e mensagens motivacionais espalhadas pelas instalações podem não ser suficientes para transmitir aos colaboradores a cultura da empresa. É preciso falar diretamente com eles e também ouví-los através de reuniões e eventos frequentes, mostrando a necessidade de entender e aplicar as diretrizes estabelecidas.
Quando chegam novas pessoas à empresa, é preciso incorporá-las ao cotidiano e evitar que elas “contaminem” o ambiente com práticas contrárias às previamente estabelecidas. Ao contrário, elas devem ser incentivadas a somar aspectos positivos para a cultura praticada.
Um colaborador que desrespeita e desvaloriza as normas pode afetar o comportamento e o desempenho de todos os outros membros da empresa. Caso uma conduta prejudicial se torne conhecida e não seja eliminada, a cultura organizacional é enfraquecida e as pessoas passam a se sentir desmotivadas.
Além disso, o empreendedor e as demais pessoas de influência têm um papel vital na manutenção e aprimoramento de uma cultura saudável. Não apenas o que dizem, mas também o que fazem e como fazem passam importantes mensagens aos colaboradores, sendo necessário mostrar sabedoria e comedimento para moldar a cultura organizacional de acordo com o que foi planejado.
Quando falamos da cultura organizacional de uma empresa, nos referimos a processos bem estruturados, elaboração de normas e padronização. Esse conceito envolve muitos aspectos além da presença de áreas de lazer em ambientes de trabalho e traz questionamentos capazes de promover mudanças significativas nas empresas.
Diferentes tipos de empreendimentos podem se beneficiar de uma cultura organizacional bem planejada e executada que traz segurança, consistência e propósito para todos os passos que a empresa quiser dar.

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