Princípios gerais dos parâmetros curriculares nacionais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos elaborados pelo poder público (especificamente o Ministério da Educação) de forma participativa, ou seja, na fase de elaboração os professores e demais envolvidos na educação participaram do processo.
- Resumo sobre o Sistema Tributário Nacional
- Concordância: substantivo e adjetivo; verbo e substantivo
De forma geral, tais documentos auxiliam nos conteúdos e práticas que os estudantes vivenciaram ao longo do ano letivo. A importância de se ter um documento de âmbito nacional é relevante, uma vez que a educação no Brasil é repleta de desigualdades.
Assim, é possível criar um panorama nacional, aumentar os índices educacionais do país e ainda oferecer os mesmos conteúdos em todas as regiões e escolas do país, considerando também as especificidades regionais.
Subdivisão dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio se subdividem em dois grupos (do 1º ao 4º ano e do 5º ao 8º ano), conheça a seguir os princípios gerais destes documentos e se informe!
Princípios gerais dos parâmetros curriculares nacionais no ensino fundamental
Os princípios gerais dos parâmetros curriculares nacionais no ensino médio podem ser sintetizados da seguinte forma:
Conteúdos: são divididos em conceituais, procedimentais e atitudinais.
- Os conteúdos conceituais dizem respeito ao desenvolvimento de capacidades intelectuais, as quais são utilizadas para construir e interpretar símbolos, ideias, imagens e representações. Nesse tipo de conteúdo o processo de ensino e aprendizagem deve ser feito por meio de aproximações sucessivas e próximas à realidade do aluno;
- Os conteúdos procedimentais dizem respeito ao desenvolvimento de habilidades, envolvendo a capacidade de tomar decisões e de realizar ações de forma não aleatória e com o objetivo de se atingir uma meta. Como mecanismo dos conteúdos procedimentais é comum (e recomendado) a utilização de atividades práticas, como maquetes ou experimentos.
- Já os conteúdos atitudinais são trazidos de forma transversal no ensino fundamental. Nesse tipo de conteúdo, a escola age como um agente socializador e trabalha com os alunos a convivência em sociedade, principalmente no que se refere à construção de valores (que devem ser expressos por meio de regras, construídos de forma coletiva e não exclusivos).
No que se refere às formas de avaliação, os parâmetros definem três tipos, os quais:
- Inicial: fase diagnóstica e investigativa;
- Contínua: envolve avaliações de caráter processual;
- Final: feita a partir das avaliações supracitadas.
Com tais tipos de avaliação, tem a sustentação de três visões, a do professor, a do aluno e a da escola.
Já os objetivos gerais dos parâmetros curriculares nacionais no ensino médio são:
- Compreender a cidadania;
- Posicionar-se de maneira crítica;
- Conhecer e valorar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro;
- Perceber-se integrante e agente transformador do ambiente;
- Desenvolver o conhecimento;
- Utilizar de diferentes linguagens;
- Saber utilizar fontes e recursos tecnológicos;
- Questionar a realidade.
Conclusão sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais
Todos esses objetivos dependem um do outro e tem como principal função a formação de um individuo que exerça de forma satisfatória a sua cidadania.
Contudo, os parâmetros curriculares nacionais no ensino médio são divididos em dois grandes conjuntos, séries iniciais (disponível aqui) e séries finais (disponível aqui), sendo composto por: um livro de caráter introdutório, volumes das disciplinas específicas e volumes para os temas transversais.