Função social da escola: principais características
A escola é a principal instituição da sociedade para trabalhar a socialização e o saber dos cidadãos. Tal instituição cumpre seu papel educativo desde os primeiros anos da criança e assim como a família, contribui para que ela se torne um cidadão apto a viver em sociedade. A função social da escola é um assunto de relevância nacional, uma vez que tal instituição está presente em todos as regiões do país.
- Aquisições e contratações por Pregão Eletrônico (Lei nº 10.520/2002)
- O que são Tautologias, Contradições e Contingências
Cabe lembrar que mesmo existindo instituições privadas, o oferecimento da educação aos cidadãos é uma obrigação do Estado. A função social da escola é um assunto amplo e complexo, uma vez que se subdivide em diversos elementos e atores envolvidos.
A função social da escola
Dentro dos elementos que constituem essa função da escola, tem-se que a escola deve oferecer aos alunos: aprendizado, qualidade no ensino, convivência entre os pares, conexão entre o ensino e mercado de trabalho, valores, entre outros.
Entre os atores envolvidos, destacam-se: professores, direção, supervisão pedagógica, pais de alunos, membros da comunidade e os próprios alunos.
Observe que a função social da escola depende então de diversos atores e elementos, os quais devem manter dialogo e ter os mesmos objetivos.
Ferramentas que a escola tem
Uma das principais ferramentas para que a escola cumpra sua função são os conteúdos curriculares, os quais devem estabelecer uma conexão entre a teoria e pratica e ser próximo à realidade do aluno.
Todas as experiências e aprendizados absorvidos pelo aluno tem o papel de influencia-los nas suas ações cotidianas, mas para que isso aconteça, o aluno deve querer e ver sentido nessa aplicação. E é justamente por isso que a escola deve acompanhar as evoluções e tendências da atualidade.
Neste contexto, o professor é condutor do conhecimento, desenvolvendo as competências necessárias para a vida externa do aluno.
Função dos pais
Os pais devem, então, dialogar com a escola e com os professores de seus filhos, uma vez que é em casa que a criança convive a maior parte do tempo (na maioria das vezes) e é nesse ambiente que estão suas principais influências.
Já o Estado deve oferecer subsídios para que a escola cumpra com sua função social, além de que, deve propor políticas públicas que assegurem a permanência do aluno no ambiente escolar.
Contudo, o papel social da escola é ter a educação como um instrumento de mudança social e de avanço tecnológico. Além disso, a escola deve estar sempre buscando atender a sociedade e as suas demandas.
Participação de todos
No entanto, como pode ser observado, para que de fato ocorram tais transformações é necessária ter-se a participação de todos os envolvidos e não somente da escola.
Por fim, cabe mencionar que o Brasil caminha a passos lentos rumo a uma educação efetiva e transformadora, não possuindo um sistema educacional sólido e nem tampouco escolas de qualidade acessíveis a todos…