• julho 1, 2024

A psicomotricidade e sua importância no desenvolvimento da criança

A psicomotricidade é algo cada vez mais adotado por profissionais da educação, psicólogos e médicos, com o intuito de ajudar no desenvolvimento psicomotor da criança, ou seja no desenvolvimento do psicológico e da parte motora. Além disso, contribui com o aspecto afetivo da criança, que se desenvolve com mais facilidade, através de jogos e brincadeiras.

Os profissionais da saúde defendem que a psicomotricidade é essencial para o desenvolvimento psicomotor da criança. Vale ressaltar, que os profissionais ponderam o quão importante é, principalmente, nos cinco primeiros anos de vida, pois é o período mais importante a nível físico, emocional e também, intelectual.

O que é psicomotricidade?

É preciso entender o conceito da Psicomotricidade para compreender sua importância. Trata-se de uma ciência que estuda o indivíduo por meio da movimentação do seu corpo, em relação ao seu interior e também exterior.
Ademais, a psicomotricidade estuda as possibilidades de percepção e também de atuação do indivíduo e sua maneira de agir consigo mesmo, com os outros e com tudo aquilo que está a sua volta.

Como ocorrem as técnicas da psicomotricidade

As técnicas da psicomotricidade estão baseadas em uma relação de reeducação. Essa relação pode ocorrer na área acadêmica ou terapêutica como: brincar, caminhar ou pular.
Através dessas atividades, as crianças desenvolvem sua inteligência emocional, física e intelectual, além de criarem consciência sobre seu próprio corpo e desenvolverem sua relação com o mundo em que vive.

Importância na educação infantil

É indispensável que haja o trabalho da psicomotricidade com as crianças, tanto nas escolas, quanto no próprio ambiente familiar. A partir dessas técnicas é que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos e também tudo aquilo que se refere ao que está em sua volta.
Na escola, por exemplo, a psicomotricidade é muito importante pois contribui para que a criança desenvolva fatores como a lateralidade, organização e noção de espaço.
Desse modo, caro leitor, na educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, criando conceitos e organizando os seus esquemas corporais.
A Psicomotricidade permite que haja uma compreensão acerca da forma como a criança cria a consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio deste, localizando-se no tempo e no espaço.
O trabalho da psicomotricidade com as crianças tem como objetivo base a formação indispensável de seu desenvolvimento psicomotor e afetivo, proporcionando a oportunidade de que por meio de jogos, brincadeiras e de atividades lúdicas, a criança se conscientize sobre seu corpo.
Através desse tipo de atividade, os pequenos desenvolvem suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.

Importância no desenvolvimento da criança?

A psicomotricidade tem papel preponderante no desenvolvimento infantil, principalmente durante a primeira infância, em razão de que, existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.
A psicomotricidade basicamente envolve a atividade do sistema nervoso central, que gera a consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores.
A psicomotricidade, possui como algumas de suas metas:

  • A motivação da capacidade de sensibilidade da criança;
  • A cultivação da capacidade de percepção da criança através do conhecimento dos movimentos e da resposta do corpo;
  • A organização da capacidade dos movimentos através de sinais, símbolos, e objetos;
  • Proporciona que as crianças descubram e expressem suas capacidades, através da criatividade e da expressão de suas emoções.
  • A criação uma consciência e um respeito à presença dos outros.

E quando a psicomotricidade não é desenvolvida de maneira eficaz?

Quando não se estimula o educando a se desenvolver quanto à sua psicomotricidade, consequências danosas ao desenvolvimento da criança podem surgir.
Um dos casos que podem ser especificados é a lateralidade pouco trabalhada na criança, o que pode ocasionar problemas de noção de espaço.

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