• abril 13, 2024

O fim dos concursos no Brasil: análise do ano de 2024

O fim dos concursos no Brasil, fim dos concursos públicos, O fim dos concursos públicos

O fim dos concursos no Brasil, fim dos concursos públicos, O fim dos concursos públicos. Foto: montagem / Canva / Pexels

Post atualizado em 18/01/2024: Há décadas os concursos públicos têm sido não apenas o objetivo, mas o sonho de milhares de brasileiros. Se for mesmo o fim dos concursos no Brasil, muita gente ficará em maus lençóis… Entenda toda essa questão neste artigo.

Em primeiro lugar, se os alarmistas apocalípticos tivessem razão, toda uma indústria da preparação ficaria falida. Afinal de contas, seleções não movimentam apenas os órgãos envolvidos, mas toda uma cadeia produtiva. Mas o que já aconteceu em 2024 já prova o contrário: os concursos estão cada vez mais fortes!

Sabemos que hoje existem diversos sites, cursos e até influenciadores digitais voltados para informar sobre e preparar as pessoas para prestar os concursos. Imagine se for o fim dos concursos para essa gente, inclusive o Canal Resolvendo?

Então, qual a verdade na alarmante frase que estamos nos aproximando do fim dos concursos públicos?

O fim dos concursos no Brasil

A discussão sobre o fim dos concursos no Brasil cresceu de 2014 para cá (desde a crise da era Dilma, passando pelo arrocho de Michel Temer, até o governo Bolsonaro, que acabou em 2022). Afinal de contas, foi um período turbulento, pois o Brasil veio enfrentando a sua maior escassez de concursos públicos.

Grande parte dessa crise foi visível, real mesmo, sentida na pele de muitos candidatos. Já fazia alguns anos que diversos concursos públicos estão sendo adiados, remarcados e cancelados, deixando muitas pessoas em dúvida, desapontadas e sem perspectiva.

Diante desse cenário, será que os concursos públicos vão acabar no Brasil? A resposta clara é NÃO. Somente em janeiro de 2024, mais de 8 mil vagas federais já estão com seus respectivos editais. O CNU está aí, para não nos deixar mentir.

O fim dos concursos no Brasil tem a ver com a crise fiscal

A continuidade dos concursos públicos no Brasil vinha sendo questionada constantemente. É que o país está há anos imerso em uma profunda crise fiscal e orçamentária. Há constantes projetos de privatizações, mas nada que abale a máquina pública, ao ponto de acabar com os concursos.

Mas ainda não é o momento para desistir dos sonhos. Passar em um concurso público está ficando cada vez mais difícil, pela própria concorrência que só cresce, diante da escassez de vagas. Mas muita gente tem entrado, e muita gente vem se aposentando, ou seja, vagas cada vez mais.

Visto que a preparação para os concursos exige tempo, prática e pesquisa, os interessados no assunto precisam de respostas para se planejar e tomar a melhor decisão. Há notícia de concurso previsto todo dia, só não se prepara quem não quer.

O que fazer quando há falta dos concursos?

Não é hora para desanimar, pois os editais em 2024 estão a pleno vapor, provando que não é o fim dos concursos no Brasil. Apesar da crise nos concursos públicos dos últimos sete anos passados, eles não irão acabar!

O mais importante é acompanhar as notícias, planejar e manter uma rotina de estudo focada em seus objetivos. E quando um concurso for confirmado, por menor número de vagas que seja aberto, conforme ele se aproximar, investir ainda mais na preparação.

Concursos públicos e a pandemia

Além de todas as questões já citadas, a pandemia do coronavírus (COVID-19), principalmente de 2020 a 2022, e seus desdobramentos, deixou muita gente desanimada. A COVID afetou o funcionamento de vários setores da sociedade, fez gente pensar que seria o fim dos concursos no Brasil.

A pandemia exigiu novas posturas, uma delas é a suspensão de atividades rotineiras em empresas e instituições, como a rotatividade de funcionários. Outra foi a adoção de trabalho remoto até pelo serviço público.

Com a pandemia, editais foram adiados, provas suspensas, certames interrompidos, verbas foram destinadas à emergência em saúde. Muita coisa parou nos concursos! Mas a boa notícia é que tudo isso acabou.

O fim dos concursos no Brasil: qual a nossa esperança?

Um fato é certo: os órgãos públicos poderão se tornar “digitais” ao máximo, mas continuarão dependendo de “pessoas físicas”, isto é, de servidores públicos. De 2024 em diante, não deixe seu gás acabar, pois o país inteiro está abrindo editais (municipais, estaduais e federais).

Os órgãos públicos terão que contratar uma hora ou outra e isso já vem sendo visualizado neste começo de 2024. As pessoas adoecem, se aposentam, trocam de cargos, morrem… Portanto, é de se esperar que haja rotatividade de tempos em tempos e, para isso, serão necessários os concursos públicos.

Por fim, repetimos que, para os que realmente desejam seguir nesse caminho, o melhor a se fazer é escolher um foco e manter um ritmo de estudo constante.

Não existe essa história de fim dos concursos no Brasil. Crises acontecem, mas são momentâneas.

Quer saber tudo sobre concursos ? Acesse Canal Resolvendo 

➥ Assine nosso Portal de Simulados para Professores: ( Link )

Leia o anterior

Resumo sobre a Família Real no Brasil (1808-1822)

Leia a seguir

Simulado sobre a Lei Orgânica de Caldas – MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares