Resumo Administração de Materiais: 7 noções básicas
A Administração de Materiais é um assunto muito relevante para qualquer organização. É por meio dela que é possível usar da melhor forma os recursos. Confira mais informações lendo este resumo sobre administração de materiais.
Isso faz com que haja otimização de uso, diminuição de custos e melhora em todo o processo logístico. Mas o que vem a ser essa administração e qual é o seu verdadeiro objetivo dentro de uma empresa?
Resumo sobre administração de materiais: o que é isso?
Bom, em qualquer organização há o uso de materiais que serão utilizados para produzir outros produtos ou até mesmo para prestar um serviço. Esses materiais que serão utilizados, em algum momento, devem ser armazenados, processados, transportados e devem passar por muitos outros processos.
Assim, é necessário ter uma boa administração dos recursos, para que eles não sejam danificados e sejam utilizados de forma eficiente. Sem uma administração de materiais eficiente, os recursos podem perecer, se perder, tornarem-se ultrapassados ou até mesmo inúteis.
Resumo sobre administração de materiais: mau uso
Mesmo que nada disso venha acontecer, o mal uso de um material pode fazer com que a sua utilidade seja reduzida. Ou seja, ele pode não vir ser utilizado de forma máxima como poderia e isso acaba trazendo prejuízos para a empresa, principalmente financeiro.
Todo material em uma empresa existe para que sejam usados no momento e quantidade certa, assim como também devem ficar nos locais corretos.
Sendo assim, em uma empresa, a Administração de Materiais deve fazer o controle da:
- – Quantidade
- – Tempo
- – Localização
Controle de qualidade
O controle da quantidade é realizado para que não haja muito e nem poucos materiais; o tempo é para controlar o momento em que os materiais estarão disponíveis.
Já a localização é para garantir que o material não esteja somente disponível, mas que esteja também no lugar certo.
Mas para que possamos ter uma boa noção de Administração de Materiais é essencial entendermos sobre patrimônio, almoxarifado, compras e estoque, inventário, logística e bens patrimoniais. Veja a seguir um pouco sobre cada um desses tópicos.
Patrimônio
Este resumo sobre Administração de Materiais não poderia deixar de fora o assunto do Patrimônio. Trata-se de bens permanentes e administrar o patrimônio de uma empresa é fazer a gestão dos direitos e obrigações, ou seja, ativos e passivos da empresa.
Esses patrimônios precisam ser monitorados frequentemente, pois eles são representados no caixa e a empresa precisa dar lucro.
Almoxarifado
O almoxarifado é o ambiente em que os materiais ficam guardados. O ambiente deve ser adequado ao tipo de material, preservando assim a sua integridade.
A sua boa administração garante que o material esteja guardado não somente no local certo, mas também na quantidade certa. Além disso, o almoxarifado quando é administrado corretamente, impede que exista divergências no inventário.
Compras e estoque
A administração de compras possui uma forte relação com o estoque da organização, pois é por meio da análise do que tem no
estoque que as compras são feitas.
Por Isso não somente ajuda a manter no estoque apenas o necessário, assim como também pode otimizar o layout do almoxarifado e reduz custos. Quando falamos na administração de compras e estoque, é importante também falarmos do inventário.
Resumo sobre Administração de Materiais: Inventário e Logística e Bens Patrimoniais
- Administrar o inventário faz com que a gente consiga ver de forma clara o fluxo de materiais da empresa. É possível vermos com mais clareza a entrada e saída de materiais, assim como também o que temos em estoque.
- Administrar a logística é fazer todo o planejamento e implantação do controle de fluxo dos materiais, assim como também dos itens em estoque, produtos semi ou acabados. Além de controlar tudo isso, administrar a logística também consiste em controlar o fluxo de informações relativos a estes.
Com relação aos bens patrimoniais, a sua administração consiste em gerir o empreendimento focando em seu patrimônio, porém envolvendo comandos, aquisições e destinação de bens.
Quer obter mais detalhes que este resumo sobre Administração de Materiais não trouxe? Então deixe seu comentário pedindo outras informações.