• julho 18, 2024

Administração de pessoas: conceito e processos

Como o próprio nome sugere, a administração de pessoas é o conjunto de práticas que envolvem as pessoas que prestam serviços, incluindo treinamento e avaliação. É comum se imaginar que a administração de pessoas ocorre somente no setor privado, dado que nem sempre é fácil aplicar os conceitos de administração de pessoas neste setor da sociedade.

Entretanto, a administração de pessoas no setor público é essencial para que a qualidade dos serviços prestados corresponda com as expectativas da sociedade civil.
A administração de pessoas é também conhecida como administração de recursos humanos e diz respeito ao: conjunto de políticas, práticas, técnicas, habilidades e métodos utilizados para administrar as relações e os comportamentos humanos dentro de um setor.
Dessa forma, a administração de pessoas ocorre em diversos momentos do cotidiano e tem como principal função a humanização das empresas ou órgãos públicos.

Administração de pessoas não é RH

Cabe mencionar que a administração de pessoas não é a mesma coisa que o setor dos recursos humanos, apesar de que ambos dialogam entre si. Geralmente, a administração de pessoas é feita pela alta administração dentro de uma hierarquia pré-definida. Além da melhora nos serviços prestados, esse campo deve também trabalhar em prol do desenvolvimento pessoal de todos os profissionais.
Na gestão pública a administração de pessoas vem sendo cada vez mais aprimorada, haja vista que existe uma demanda eminente, pois é comum neste setor da sociedade que as pessoas (no caso, funcionários públicos) diminuam sua produtividade e motivação ao longo do tempo.

Administração de pessoas no setor público: legislação e objetivos

Na administração pública, a administração de pessoas possui como principais instrumentos legais norteadores o Decreto nº 5.707 de 2006 e a Lei nº 8.112 de 1990 (artigos 87 e 102).
Ambos os documentos legais valorizam a importância do desenvolvimento de competências individuais e institucionais. Em tais documentos são previstos também: a educação contínua, o desenvolvimento de competências dos servidores públicos e a qualificação profissional.
Dessa forma, os objetivos da administração de pessoas no setor público são:

  • Melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos brasileiros;
  • Promover o desenvolvimento permanente dos servidores públicos;
  • Adequar as competências dos servidores com os objetivos institucionais (plano plurianual);
  • Promover e gerenciar capacitações;
  • Tornar efetivo os investimentos feitos com a administração de pessoas.

Administração de pessoas: processos

Dentre os processos que envolvem a administração de pessoas, tem-se:

  • Seleção de pessoas: diz respeito a trazer novas pessoas para o setor público, visando atender as diversas demandas (no setor público ocorre por meio de concursos públicos ou editais de terceirização de serviços);
  • Desenho organizacional: correspondem ao gerenciamento de cargos e funções atribuídos as pessoas que compõem o setor ou processo;
  • Gratificações: diz respeito a recompensar as pessoas pelos trabalhos desempenhados, geralmente utiliza-se de metas como principal indicador;
  • Desenvolvimento de habilidades: corresponde ao conjunto de práticas adotadas para atingir o desenvolvimento profissional, envolve principalmente a troca de conhecimento entre os envolvidos e promoção de capacitações;
  • Desenvolvimento de qualidade de vida: envolve a criação de um ambiente de trabalho agradável;
  • Monitoramento: acompanha as atividades desenvolvidas dentro do setor e o desempenho dos profissionais envolvidos com o mesmo.

Contudo, todos os processos da administração de pessoas supracitados são igualmente importantes, com eles desenvolve-se um ambiente de trabalho satisfatório e produtivo.

Leia o anterior

Estruturas organizacionais e departamentalização: o que são

Leia a seguir

Estatuto da UNIRIO: conheça essa fundação de direito público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares