• julho 20, 2024

Qual perfil da banca IBAM: 3 dicas sobre o estilo IBAM

Perfil do IBAM, Perfil da Banca IBAM, Estilo IBAM

Perfil do IBAM, Perfil da Banca IBAM, Estilo IBAM. Foto: montagem Canva

Antes de discorrer sobre o perfil da banca IBAM, queremos lembrar que está no ar o concurso Prefeitura de Mauá, em São Paulo, organizado por essa instituição. Há oportunidades para uma série de cargos da Educação, a exemplo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Professores.

O IBAM é uma associação sem fins lucrativos, com mais de 70 anos de história. Segundo sua página oficial, ela atua promovendo o “desenvolvimento institucional dos Municípios como esfera autônoma de governo”. Quem participa de concursos com certa frequência, sabe que o IBAM realiza muitos editais todos os anos, não apenas em São Paulo, mas em outros estados.

A sede do IBAM é no Rio de Janeiro, mais precisamente, na Rua Buenos Aires, 19, bem no Centro da cidade maravilhosa. Seu telefone é (21) 2142-9797 e seu e-mail para contato é: ibam@ibam.org.br

Qual o perfil da banca IBAM: onde encontrar provas

Apesar de não disponibilizar as provas dos concursos já realizados em seu site oficial, o IBAM, ao que parece, não possui restrições quanto à publicação destes cadernos por terceiros. As provas de concursos anteriores são facilmente encontráveis em sites públicos, a exemplo do PCI Concursos e dos sites de questões simuladas.

Como o IBAMA não disponibiliza a versão em PDF de suas provas, observamos que as provas contidas nos sites são escaneadas. Isto significa que os repositórios se mantêm pelas contribuições dos candidatos participantes e, pelo visto, não há qualquer restrição legal para tais publicações.

Dessa forma, os candidatos aos concursos futuros e presentes do IBAM não podem usar a desculpa de que não podem fazer simulados. Há material de sobra. Em regra, os editais do IBAM trazem esta advertência sobre a entrega da prova:

Os candidatos só poderão sair do local de realização da prova após uma hora de seu início, podendo levar o caderno de provas objetivas.

Perfil da banca IBAM: características gerais

A banca IBAM traz em suas provas, além daqueles conhecimentos gerais, cobrados pela maioria das bancas, os conhecimentos específicos relacionados ao cargo pretendido, algo também óbvio. Há provas da banca em que as primeiras questões já podem ser de conteúdos específicos do cargo em disputa.

Para fazer estes comentários, o Canal Resolvendo Blog analisou três provas aplicadas entre 2021 e 2023, para os níveis médio e superior. Em geral, os cadernos aplicados pelo IBAM são compostos por 40 questões e a maior parte dos certames realizados pela Instituição é voltada para as Prefeituras. Cidades cariocas e paulistas são mais frequentes, porém o IBAM também realiza eventos de outros estados.

O estilo de questões é objetivo de múltipla escolha, contendo quatro alternativas de resposta e apenas uma correta em cada pergunta. Logo, as provas predominantes do IBAM são do tipo ABCD.

Quando o concurso é municipal, sua especialidade, a equipe do IBAM consegue exigir bastante questões de legislações municipais (em geral, são 10 questões). Talvez isso sirva de alerta para que candidatos tentem esmiuçar o máximo que puder as legislações cobradas nos editais.

Como toda banca que se preze, o IBAM acolhe e responde com fundamentação segura todos os itens passíveis de recursos. Quanto a isso, não há muito com que se preocupar.

As questões de Português das três provas observadas tiveram pelo menos um texto motivador de tamanho relativamente extenso. Questões interpretativas bem elaboradas são trazidas com muita ênfase, além, é claro, de questões explorando aspectos semânticos, morfológicos e sintáticos.

Este artigo não é uma verdade absoluta e você pode comentar ou contestar, trazendo sua opinião acerca da banca. Ficaremos imensamente gratos!

Leia o anterior

Concurso Tabatinga – AM 01/2024: edital resumido e apostilas

Leia a seguir

Princípios mínimos da Guarda Municipal: guia completo 2025

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares