Entenda qual é o prazo para renovar a CNH 2023-2024
Se você está com dúvidas sobre o prazo para renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entenda que ele varia de acordo com a idade do condutor e o tipo de categoria dessa Carteira. Por isso, é importante atentar para os prazos mais comuns para a renovação da CNH. Veja:
- Condutores com até 50 anos: a CNH é válida por 10 anos e precisa ser renovada a cada 10 anos.
- Condutores com mais de 50 anos (até 69 anos): a CNH é válida por 5 anos e precisa ser renovada a cada 5 anos.
- Condutores com mais de 70 anos: a CNH é válida por 3 anos e precisa ser renovada a cada 3 anos.
Prazo para renovar a CNH: é preciso estar apto
Além de observar a sua idade, é importante lembrar que a CNH só pode ser renovada se o condutor estiver apto a dirigir. Ou seja, se tiver passado no exame médico e psicológico necessários.
Se o condutor não estiver apto a dirigir, será necessário fazer um novo curso de direção e passar por novos exames médicos e psicológicos antes de poder renovar a CNH.
Como renovar a CNH vencida?
Para renovar a CNH, é necessário comparecer a um posto de habilitação ou a uma agência do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Comparecendo ao órgão, é importante apresentar os documentos exigidos, como o original da CNH atual, um documento de identidade e um comprovante de endereço.
Também é possível fazer a renovação online em alguns estados, como, por exemplo, o de São Paulo. Acontece que, para isso, é fundamental verificar as condições e os documentos exigidos no site do Detran do seu estado.
Prazo para renovar a CNH voltou a ser de 30 dias em 2023
Vale lembrar que está de volta, em 2023, o prazo de 30 dias para a renovação da CNH. Para quem não se recorda, a Carteira Nacional de Habilitação precisou ter o prazo esticado para 8 meses quando começou a pandemia da Covid-19.
Ou seja, começou de novo a valer a regra já prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro: o motorista pode dirigir por até 30 dias com a CNH vencida e, antes de vencido esse tempo, precisa renová-la.
Ouvido pela Agência Brasil, o advogado Anderson Gomes, presidente da Comissão de Direito de Trânsito e Transporte da OAB/DF, explicou que, após este período de um mês, o condutor pode ser multado em R$ 293,17. Não é só isso: ele perde 7 pontos na carteira.
Como surgiu a CNH brasileira?
A CNH brasileira teve sua origem no final da década de 60 e início dos anos 70, com a criação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em 1974. O objetivo da criação da CNH era padronizar as regras para a habilitação de condutores de veículos automotores no país e garantir a segurança no trânsito.
A CNH foi criada com base em modelos internacionais, como a carteira de motorista americana e a carteira de motorista europeia, e seguiu as normas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a habilitação de condutores de veículos automotores.
A partir da criação da CNH, os condutores de veículos automotores no Brasil passaram a ser obrigados a ter o documento para dirigir e passar por uma série de exames para obtê-lo, incluindo exames teóricos e práticos, além de exames periódicos de renovação.
A CNH é um importante instrumento para garantir a segurança no trânsito e é atualmente um dos principais documentos de identificação no país.
Países com penalidades de trânsito mais severas do mundo
Existem vários países que têm penalidades severas para crimes de trânsito, incluindo multas elevadas, penas de prisão e até mesmo a pena de morte. Alguns dos países com as penalidades mais severas incluem:
- Arábia Saudita: o país tem uma das penas mais severas para crimes de trânsito, incluindo a pena de morte para condutores embriagados que causam acidentes fatais.
- China: a China também tem penalidades severas para crimes de trânsito, incluindo multas elevadas e penas de prisão.
- Singapura: o país tem uma política de “tolerância zero” para crimes de trânsito, incluindo multas elevadas e penas de prisão.
- Emirados Árabes Unidos: também tem uma política de “tolerância zero” para crimes de trânsito, incluindo multas elevadas e penas de prisão.
- Malásia: o país tem penalidades severas para crimes de trânsito, incluindo multas elevadas e penas de prisão.