Educação especial sob uma perspectiva inclusiva

Profissionais da área do ensino sabem que trabalhar com educação especial sob uma perspectiva inclusiva é algo obrigatório.

Trata-se de uma área da educação que visa atender às demandas dos alunos portadores de deficiência.

Esses grupos de educandos possuem impedimentos de natureza mental, intelectual, física ou sensorial que podem restringi-los a uma participação social plena.

Desde que tais demandas foram postas em discussão, criou-se um modelo de Educação Especial, no qual os alunos especiais são separados dos demais.

Durante muito tempo, esse modelo de Educação Especial foi praticado. Mas, atualmente, tem-se discutido uma perspectiva mais inclusiva, em que a separação não ocorre e as habilidades são desenvolvidas em conjunto, valorizando as diferenças.

A importância da educação especial na perspectiva inclusiva é relevante e válida.

Somente ela garante que todos tenham acesso ao mesmo tipo de educação, supera práticas discriminatórias e cria alternativas para inserção social de todos os membros da sociedade.

Política Nacional de Educação especial sob uma perspectiva inclusiva

A Política Nacional de Educação especial sob uma perspectiva inclusiva tem por objetivo incluir os alunos com deficiência no ambiente escolar convencional.

A ideia foi proporcionar uma interação e a aprendizagem contínua nos diversos níveis da educação básica.
Nessa perspectiva, os sistemas de ensino (no caso as escolas, faculdades e demais espaços educadores) devem proporcionar:

  • Acesso igualitário à educação (conforme proposto pela Constituição Federal);
  • Abordagem do tema de forma transversal e em todos os níveis de ensino (até o ensino superior);
  • Garantia de atendimento educacional especializado;
  • Garantia de formação/ atualização adequada para os profissionais da educação (principalmente os professores);
  • Participação da família e da comunidade local;
  • Acessibilidade nos ambientes educativos (mobília, arquitetura, vias de acesso, formas de comunicação etc);
  • Articulação entre os setores da sociedade para que haja participação na elaboração e execução de políticas públicas sobre o tema.

Educação especial sob uma perspectiva inclusiva para quê?

Como mencionado acima, na perspectiva inclusiva, a educação especial passa por todos os níveis e modalidades do ensino, garantindo que, mesmo ante as dificuldades, todos tenham acesso a uma formação e por consequência sua inserção na sociedade.

Dessa forma, tal modalidade de educação se apropria de técnicas e métodos que propiciem essa inclusão e se constitui em um processo continuo de construção das mesmas.

Uma das principais ferramentas na Educação Inclusiva é o atendimento educacional especializado (geralmente feito com o chamado “Professor de Apoio”).

Professor de Apoio

Esse profissional identifica, elabora e organiza os recursos para que as barreiras sejam eliminadas e para que os alunos tenham suas necessidades específicas devidamente atendidas.

É importante frisar que o atendimento educacional especializado deve trabalhar para que a autonomia do aluno seja desenvolvida, dentro e fora do ambiente escolar.

Algumas das ferramentas (que devem estar articuladas com a proposta pedagógica) utilizadas nesse tipo de atendimento educacional são: programas de enriquecimento curricular, ensino de linguagem e códigos específicos de comunicação e sinalização, apoio técnico, tecnologias assistivas, entre outros.

Além disso, a educação especial na perspectiva inclusiva deve ser trabalhada desde os anos iniciais, uma vez que tal período é de grande importância para o desenvolvimento das principais habilidades.  Depois deve perpassar pela educação básica e por fim, deve também estar presente no ensino superior.

Contudo, esse tipo de educação vem sendo construída ao longo do tempo e já vem sendo desenvolvida no Brasil com resultados positivos.

Este foi o resumo sobre a Educação especial sob uma perspectiva inclusiva.

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