• julho 1, 2024

Relações humanas e protagonismo juvenil

Relações humanas e concepção de protagonismo juvenil

Relações humanas e concepção de protagonismo juvenil. Foto: Canva

A teoria das relações humanas e a concepção do protagonismo juvenil busca despertar o que há de melhor nas pessoas dentro de empresas e escolas, por meio da aplicação de novas práticas no ambiente.

Mas o que vem a ser a teoria das relações humanas? É uma abordagem que busca compreender os resultados obtidos por trabalhadores levando em conta não somente os números, mas também os fatores emocionais envolvidos.

Portanto, seu produto é analisado com base em fatores internos e externos ao ambiente de trabalho.

Teoria das relações humanas: características

  • Os seres humanos são muito mais complexos do que uma máquina, portanto seus resultados não podem ser analisados da mesma forma;
  • O comportamento humano é guiado pelo sistema social e também por suas próprias necessidades;
  • As pessoas precisam de aprovação social, proteção e autorrealização.

Teoria das relações humanas: contexto e conclusões

Também conhecida como Escola das Relações Humanas, o conceito surgiu entre 1920 e 1930 nos Estados Unidos, quando o país atravessava a Grande Depressão. Naquela época, essa foi uma forma de tentar compreender o cenário econômico complicado e propor uma abordagem que pudesse solucionar alguns dos problemas.

O maior impacto trazido pelo estudo foi a compreensão de que o trabalhador e seu produto sofrem grande influência dos aspectos positivos e negativos relacionados às emoções, sentimentos e circunstâncias que fazem parte de sua vida. Portanto, entende-se que é preciso considerar esses aspectos ao propor mudanças e melhorias no ambiente de trabalho e no comportamento do trabalhador.

No entanto, uma das críticas à teoria aponta para sua incapacidade em resolver a questão da falta de produtividade, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas.

Protagonismo Juvenil: o que é?

Criado pelo educador mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa, esse conceito busca estimular uma maior inclusão e participação ativa do jovem na comunidade onde vive.

A prática educativa envolve a elaboração, a execução e a avaliação de ações nas quais o jovem é o elemento central.

Protagonismo Juvenil: características

Neste conceito, as práticas educativas buscam promover maior participação do jovem não apenas na sala de aula, mas também na sociedade e na família por ajudá-los a se tornar pessoas socialmente conscientes e ativas, com vontade e capacidade de provocar mudanças na sociedade.

Mas para que os jovens entendam essa mensagem, os educadores precisam adotar uma nova postura e novas práticas no ambiente de aprendizagem. Eles devem assumir o papel de colaboradores na busca por conhecimento e nas ações sociais promovidas pelos jovens.

Protagonismo Juvenil: objetivos

O conceito busca transformar os jovens em cidadãos comprometidos e interessados no bem-estar da sua comunidade. Para isso, os jovens são estimulados a ter iniciativa, fazer escolhas e lidar com responsabilidades.

A aplicação de projetos de protagonismo juvenil pode promover soluções para problemas que afetam o futuro dos jovens como notas baixas e evasão escolar, mas também para questões que afetam sua comunidade, como a poluição.

Leia o anterior

Governança e accountability em organizações públicas

Leia a seguir

Concurso Embasa: o que é a AGERSA? Estude esse assunto de prova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares