• julho 17, 2024

O desenvolvimento da linguagem oral

É através da linguagem que o ser humano apreende noções de espaço, tempo e raciocínio. Contudo é preciso compreender que a linguagem é um conceito amplo que não abrange apena a linguagem oral, mas sim diversas formas de comunicação.

A linguagem oral ou fala é usada para exprimir ideias, emoções, pensamentos e sentimentos e facilita a relação social e a troca de conhecimentos. Veja as etapas do desenvolvimento da linguagem oral.

O que é desenvolvimento da linguagem oral?

O desenvolvimento da linguagem oral ocorre através da relação entre o sujeito e o meio em que vive. É a partir dessa relação que o ser humano desenvolve a necessidade de se comunicar, transmitir suas ideias, sentimentos e emoções. Essa transmissão é feita pela fala, considerada o motor da linguagem.
Entre os autores que se destacam no desenvolvimento de teorias sobre o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral estão: Vigotsky, Noam Chomsky e Jean Piaget. Suas contribuições foram fundamentais para entender como ocorre o desenvolvimento da linguagem.
Para Vigotsky a fala é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do homem e que o desenvolvimento da linguagem oral acontece na interação do homem com seu meio social, o que resulta na aquisição do conhecimento.
Para Piaget o desenvolvimento da linguagem oral está relacionado com o nível de desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Assim, a linguagem oral seria uma representação da inteligência. Ainda de acordo com Piaget a origem do desenvolvimento da linguagem oral está interligada ao desenvolvimento sensório-motor.
Segundo o autor o ser humano já vem ao mundo com uma capacidade inerente a ele. Com isso, esse indivíduo tem uma potencialidade para o aprendizado que será estimulada pelo meio em que vive.
O autor Noam Chomsky diz em sua teoria que o indivíduo já nasce com capacidades próprias dele, e que é papel do meio estimular o potencial linguístico e cognitivo desse indivíduo. De acordo com essa teoria expor uma criança ao som de um rádio, televisão, videogame ou outros itens do gênero, estimularia o desenvolvimento linguístico dela

Etapas do desenvolvimento da linguagem oral

O desenvolvimento da linguagem oral passa por diversas etapas que foram assim definidas:

  • 0 a 3 meses: há formação de sons como barulhos, gritos, choros. A criança nessa etapa emite grunhidos não linguísticos, acorda ao ouvir barulhos e tenta descobrir sua fonte com os olhos. Ela ainda reconhece a voz da mãe e acalma-se com ela. Nessa fase a criança possui sorriso reflexo, ou seja, responde a estímulos com o sorriso.
  • 4 a 6 meses: a criança já consegue diferenciar sons da fala, ela compreende palavras, balbucia vogais e consoantes, percebe sons laterais e sons musicais tende a acalmá-la.
  • 7 a 9 meses: a criança balbucia sons repetidos (“bababa”), é o período de pré conversação, onde a criança encurta a vocalização para deixar o adulto responder. Já responde quando é chamada e utiliza gestos para se comunicar. Localiza a fonte do som de forma lateral e indireta para baixo
  • 10 a 12 meses: a criança ao ouvir música produz sons, consegue localizar a fonte de forma direta para baixo, compreende palavras familiares como papai, mamãe e outras, usa palavras ainda pouco compreensíveis, atende a ordens simples como dar tchau ou mandar beijos, reage com o “não” da mãe, paralisando o que está fazendo.
  • 12 a 18 meses: a criança consegue produzir palavras compreensíveis e frases curtas. Ela costuma chamar a atenção do adulto para obter respostas e consegue identificar objeto familiar através da nomeação. Há nessa etapa repetição de palavras familiares e a tentativa de contar algo. Compreende verbos que demonstram ações concretas como acabou, dá, etc, e identifica partes do próprio corpo.
  • 2 a 3 anos: nessa fase há um aumento da quantidade de palavras produzidas, já elabora frases com estrutura gramatical simples. A criança consegue dar nomes aos objetos quando questionadas pelo adulto. Ela consegue identificar objetos conhecidos pelo nome e uso, faz questionamentos, compreende perguntas como: Onde?”, “Como?”, identifica e nomeia ações representas em imagens, refere-se a si mesmo na terceira pessoa.
  • 4 anos: a criança nessa fase se expressa com maior clareza, suas frases são mais estruturadas, utiliza o porquê.

O desenvolvimento da linguagem oral pode ser facilitado com a leitura. Desde de bebês, é interessante que os pais contem histórias, façam leituras para eles. Isso estimula a percepção dos sons e das palavras.
Conforme a criança se desenvolve e sua concentração aumenta, pode -se incentivá-la a ver livros com figuras, ler histórias em quadrinhos para elas a fim de estimular o aumento do seu vocabulário e de objetos.

Leia o anterior

Resumo sobre o Microsoft Office

Leia a seguir

Saiba tudo sobre as funções da linguagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares