Administração Financeira: conceitos básicos, tesouraria, controladoria e auditoria

A administração financeira envolve desde o planejamento de gastos até o controle de estoque. Trata-se de uma expressão ampla, mas que se relaciona à sobrevivência, ao sucesso ou fracasso de um negócio, por isso quem deseja trabalhar na área precisa entender e saber aplicar alguns conceitos básicos.
O objetivo da administração financeira é compreender, controlar e aprimorar o modo como uma empresa lida com seus recursos. Para isso, ela cuida da captação e do uso do dinheiro, procurando otimizar investimentos e evitar despesas desnecessárias.

Administração Financeira: principais conceitos

Fluxo de caixa

Análise das entradas e saídas de dinheiro da empresa, visando desenvolver ações para manter o saldo positivo.

Demonstrativo de resultados

Diagnóstico da parte financeira da empresa que leva em conta as vendas, os custos e as despesas para determinar o lucro líquido. Permite elaborar estratégias para aumentar o lucro e reduzir custos.

Balanço patrimonial

Demonstração determinada por lei, o balanço patrimonial leva em conta os ativos e os passivos da empresa para determinar o patrimônio líquido. Permite conhecer os valores relativos tanto aos bens quanto às obrigações da empresa.

Departamento financeiro: o que é?

Sem dúvidas, é um dos setores mais importantes da empresa, pois suas informações são usadas para determinar os passos a seguir, as mudanças a fazer e as ações necessárias tanto para o dia-a-dia quanto para a sobrevivência e o sucesso do negócio. A área financeira exige concentração, organização e cálculos precisos.

Departamento financeiro: estrutura

É controlado por um CFO (Chief Financial Officer), que é responsável pelas seguintes áreas:

Tesouraria

• Gestão dos recursos;
• Pagamentos e cobranças;
• Controle do fluxo de dinheiro.

Controladoria

• Controle contábil;
• Lançamentos e registros.

Fiscal

• Questões relacionadas às leis;
• Questões relacionadas a notas fiscais.

Departamento Financeiro: atividades

Além do que já foi mencionado, o departamento financeiro também é responsável pelas seguintes atividades dentro de uma empresa:

Controle bancário

Controle de movimentações bancárias visando conhecer os recursos da empresa e assim tomar decisões que estejam de acordo com a situação financeira.

Planejamento financeiro

Visa desenvolver estratégias para alcançar objetivos ou resolver problemas. Somente planejando é que a empresa é capaz de saber o momento certo para fazer ou atrair investimentos e também quais medidas tomar para evitar uma situação financeira complicada.

Auditoria

É a instância responsável pela análise de toda a parte financeira da empresa, visando descobrir incoerências, confirmar a autenticidade e dar credibilidade a documentos e relatórios financeiros.
Quando cada área relacionada à administração financeira de uma empresa trabalha de maneira organizada e atenta, fazendo uso de ferramentas úteis e aplicando os conceitos corretamente, é possível prever problemas e se preparar para enfrentá-los, minimizando seus efeitos. Além disso, também é possível elaborar estratégias para diminuir custos e aumentar o lucro.
Portanto, quem deseja trabalhar na área precisa ter, além de conhecimentos relacionados ao mundo das finanças, consciência da importância da sua função e capacidade para aplicar as estratégias certas visando fazer um bom trabalho e colaborar com a saúde financeira da empresa.

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